Secretaria de Justiça realiza reunião de trabalho e capacitação com diretores das Unidades Socioeduativas do Estado 27/08/2015 - 10:22

A Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU), através do Departamento de Atendimento Socioeducativo (DEASE) realizou reunião de trabalho com 44 diretores de Centros de Socioeducação do Estado (CENSE) com o objetivo de melhor capacitá-los e alinhar o trabalho a ser desenvolvido. A reunião aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, na Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH).

O secretário da SEJU, Leonildo de Souza Grota, ressaltou aos diretores que: “Nós temos um compromisso com o povo do Paraná no sentido de transformar os jovens que se encontram nos Censes, em cidadãos. Transformá-los de ‘pedra bruta’ para ‘pedra polida’. E só quem pode fazer isso são vocês servidores, desempenhando seu trabalho com dedicação, entusiasmo e lealdade, cumprindo o encargo que foi entregue pelo governo, pelo povo do Paraná, a cada um dos senhores”. Destacou, também, que “o Paraná tem hoje um dos melhores sistemas de sócio educação do Brasil e a nossa intenção é torná-lo o melhor do país”.

Além da capacitação dos diretores foram discutidos assuntos administrativos, como o termo de referência e licitação e a documentação civil dos adolescentes. A saúde e educação também foram objetos de debates, que abordaram questões importantes como o fluxo de medicamentos e de internação psiquiátrica, bem como a formação educacional e profissional, entre outros.

Na oportunidade, o secretário lançou o Prêmio Boas Práticas e Projetos Inovadores, que terá a participação de todos os servidores das Unidades Socioeducativas, e cujo objetivo é o de reconhecer o trabalho do servidor público. O projeto, inovador, foi apresentado pela assessora de gabinete da SEJU, Alexandra Carla Scheidt, que também fez a apresentação dos setores da secretaria e das metas e desafios a serem cumpridos na gestão 2015-2018, além de capacitar os servidores das Unidades para uso do fundo rotativo, com a colaboração da assistente de planejamento Andreia de Lima Kravetz.

Márcio Schimidt, diretor adjunto do DEASE, informou que o Regimento Interno do Departamento foi aberto para consulta dos diretores e, na próxima semana, será aberto para consulta pública por um prazo de 30 dias. “Retornando às contribuições públicas, a comissão se reunirá novamente para apresentação do Regimento ao Secretário e posterior publicação. A comissão é composta pelo Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA), Defensoria Pública, SEJU”, disse Márcio. “Temos grandes avanços na socioeducação que não dependem apenas de orçamento e sim da atuação de cada socioeducador na política pública voltada ao adolescente privado ou restrito de liberdade”, acrescentou.

Por sua vez, Sônia Virmont, diretora da ESEDH, destacou que a escola tem um amplo programa de capacitação dos educadores sociais na área de saúde e da assistência, graças ao apoio do secretário e da diretoria geral. “Esperamos fazer vários cursos de capacitação durante o ano. A escola é a casa do servidor. Sintam-se muito bem acolhidos”.

A reunião contou com a colaboração de vários servidores da Secretaria de Justiça.


SEJUSEJUSEJU