ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PRESTA HOMENAGENS AO PROFESSOR DR. RENÉ ARIEL DOTTI E AO PROFESSOR TADEU ÁTILA MENDES 14/12/2021 - 11:57

O jurista e professor paranaense, Dr. René Ariel Dotti é homenageado pelo Secretário de Justiça, Família e Trabalho   com a adição de seu respeitável nome à Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH). Desde o último dia 7 de dezembro, ela passou a ser oficialmente denominada como Escola de Educação em Direitos Humanos Prof. Dr. René Ariel Dotti.

Por ocasião da solenidade de inauguração da placa da ESEDH Prof. Dr. René Ariel Dotti, o secretário Ney Leprevost estendeu a homenagem do Governo Carlos Massa Ratinho Junior com a inauguração da placa que dá o nome  Professor Tadeu Átila Mendes ao auditório da ESEDH, o qual foi diretor da referida instituição desde janeiro de 2021.

“É uma homenagem a duas pessoas que marcaram a história dos direitos humanos no Paraná. O Professor Tadeu Átila Mendes, que dirigiu essa Escola, foi uma pessoa que sempre acreditou muito no potencial do ser humano e o professor René Dotti, que foi um grande defensor dos direitos dos cidadãos”, afirmou Ney Leprevost.

EVENTO BEM PRESTIGIADO - No evento estiveram presentes Juliana Pitam, representante da OAB-PR; o Procurador Eduardo Cambi, representando o Ministério Público do Paraná (MPPR) e a Juíza Fabiane Pieruccini, representando o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

A servidora pública Joice Mudrek, diretora da ESEDH, ressaltou a importância da atuação da Escola. “Nesta casa vamos trabalhar arduamente para promover a educação em Direitos Humanos, objetivando assim contribuir para uma sociedade livre e justa”.

FAMÍLIA AGRADECE - Filha do jurista René Dotti, um dos homenageados, Claudia Fagundes Dotti, destacou a relevância da instituição. “Para nós, da família, estar revivendo a pessoa do pai tem sido muito importante. O pai teve sempre uma preocupação com o ensino. Tenho certeza que ele estaria muito feliz com essa homenagem”, declarou.

Já Edson Luis Gomes Mendes, irmão do Professor Tadeu Átila Mendes, disse: “Tadeu dedicou a vida ao serviço público municipal e estadual, sempre levando essas atividades junto com a docência. Ele sempre foi professor.  Desta forma, esta homenagem procede muito. O fato de ligar o nome dele à Escola vem corroborar com toda a dedicação que ele fez pela Escola em Educação de Direitos Humanos, sobretudo agora durante o governo Carlos Massa Ratinho Junior”.

O QUE É A ESEDH PROF. DR. RENÉ ARIEL DOTTI  - A Escola de Educação em Direitos Humanos Prof. Dr. René Ariel Dotti é vinculada ao Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF). Traz como princípio que a educação deve ser usada como ferramenta na garantia e efetivação dos Direitos Humanos. Suas linhas de ação estão focadas em democratizar o acesso ao conhecimento, elaborar cursos, analisar e acompanhar indicadores, capacitar servidores e desenvolver ações destinadas à comunidade em geral.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca e Josias Lacour)

• Ney discursando
    Secretário de Justiça, Familia e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost dicursa na ESEDH.