Apresentação DH em Pauta

Direitos Humanos: Apesar de não ser um tema novo, o debate em torno dessa temática está ganhando cada vez mais força, seja a favor ou contra. O importante neste momento é lutar contra a desinformação. De acordo com o anuário de segurança pública de 2015, 50% da população concorda com a frase “bandido bom é bandido morto” e não raras vezes essa afirmação é acompanhada pelo jargão “direitos humanos só defende bandido”. Sendo assim, nosso objetivo aqui é trazer informações sobre práticas que busquem a efetivação dos direitos humanos, e principalmente, acabar com esse misticismo em torno do tema e a sua consequente banalização.

Além disso, busca-se valorizar e legitimar os discursos vindos das populações marginalizadas, na tentativa de valorizar sua produção de conhecimento e discurso. Afinal, tais vivências são resultados de abordagens distintas da realidade que merecem igual respeito e atenção. A luta pelos direitos humanos pode ser feita de várias formas, e é uma causa que permite a adesão de todos culminando num movimento de reflexão e posicionamento.

O ser humano já provou várias vezes que pode sempre superar seu poder de autodestrutividade, sendo assim a internalização dos princípios basilares dos Direitos Humanos, entendendo-os como direitos universais, interdependentes e indivisíveis é imprescindível.