Apresentação

Acreditando que a educação deve ser usada como ferramenta de garantia e efetivação dos Direitos Humanos, a ESEDH-PR (Escola de Educação em Direitos Humanos do Paraná), tem estrutura organizacional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) como unidade administrativa, de acordo com o Decreto 1.493, de 22 de maio de 2015.

Suas linhas de ação estão focadas em democratizar o acesso ao conhecimento e capacitar em Direitos Humanos. Elaborar cursos nas modalidades presencial e híbrido, disponibilizados no Canal ESEDH no youtube, de modo a capacitar multiplicadores nos municípios. Proporcionar meios para ajudar na efetivação dos Direitos Humanos dos Cidadãos. Analisar e acompanhar indicadores, sendo positivo e construindo ideias e projetos em conjunto com os atores locais. Desenvolver ações destinadas à comunidade em geral e à sociedade organizada no contexto da formação para a cidadania.

 

Áreas de atuação

Atuamos como Centro Formador da SEJU. Nossa responsabilidade é a de capacitar os profissionais da área de Educação em Direitos Humanos do Paraná implementando o Plano de Educação em Direitos Humanos, cumprindo o dever de implementá-lo através de ações educativas e formativas, focadas nos agentes públicos, com ação direta ou indireta nas ações da educação e da segurança.

Nosso foco é no bem-estar da sociedade paranaense como um todo por meio de uma política pública que extrapola a simples ação de governo, visto que a assumimos como política permanente. Tomamos como ponto de referência o Plano de Educação em Diretos Humanos, cuja a aprovação se deu com a Deliberação 02/2015, do Conselho Estadual da Educação.

 

Nossa razão de existir

Direitos Humanos é o conjunto de valores, de comportamentos, de paradigmas que deve pautar todas as relações entre os homens, independente de sua crença, etnia, cor, sexo, situação social, orientação sexual, posicionamento político ou quaisquer outras condições.

Somos conscientes de que os Direitos Humanos encontram-se firmados em todas as relações entre as pessoas (homens e mulheres), sem distinção de crença, etnia, cor, sexo, situação social, orientação sexual, posicionamento e ideologia política ou qualquer outra condição.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi oficialmente estabelecida quando da Assembleia Geral da ONU em 1948 (logo após a Segunda Guerra Mundial). Seu objetivo primordial é o de promover e proteger a dignidade humana, enfrentar a exploração, a discriminação e a desigualdade, assegurando o direito à vida, à liberdade de opinião e de expressão, assim como também o acesso aos bens necessários a uma existência digna.

 

Meio de combater a Crise Social

Felizmente, o Brasil não vive em situação de guerra. Tampouco registra grandes catástrofes naturais. Contudo, ainda convivemos com constantes crises sociais. Com muitas pessoas vivendo/sobrevivendo na linha da pobreza e/ou abaixo dela. E com números preocupantes de analfabetos e de cidadãos indigitados. Isso tem gerado sérios problemas, culminando com atos de violência que ceifam anualmente milhares de vidas. Boa parte delas são crianças e adolescentes, o que compromete seriamente as gerações futuras.

É dever do Estado, estabelecido na Constituição, prover o acesso da população aos bens indispensáveis a uma vida digna; com moradia, educação, saúde, segurança. No Paraná, isso não é discurso de campanha. É ação de governo, compromisso do Governador Carlos Massa Ratinho Júnior e equipe com a sociedade. Neste contexto, encontra-se a ESEDH-PR, com ações formativas e educativas que têm como eixo transversal a Educação em Direitos Humanos.