Escola de Educação em Direitos Humanos

Cursos de Formação



Grade Curricular



CURSO DE FORMAÇÃO PARA NOVOS AGENTES PENITENCIÁRIOS - 2005 a 2008


Entre 2005 e 2008, 2.718 candidatos, distribuídos em nove turmas, passaram pelo "Curso de Formação para Novos Agentes Penitenciários". As turmas tiveram suas programações realizadas no Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE, na sede da SEJU, na ESEDH, na Escola Superior de Polícia Civil e no Conglomerado Santa Cândida, espaços localizados na cidade de Curitiba.

A carga horária do curso compreendeu 120 horas, com 8 horas diárias, e disciplinas abrangendo as áreas de:
Gestão: Estrutura e Funcionamento do DEPEN; Estatuto do Funcionário Civil do Paraná; Relações Interpessoais; Ética Profissional;
Jurídica: Noções de Direito Penal; Lei de Execução Penal; Estatuto Penitenciário; e Direitos Humanos;
Saúde: Noções Básicas de Saúde; Drogadição; Saúde do Trabalhador;
Operacional: Vigilância, Custódia e Segurança Masculina e Feminina; Táticas Defensivas; Radiocomunicação; Crime Organizado e Segurança Eletrônica; Segurança Física e do Preso; Gerenciamento de Crises; Prevenção e Combate a Incêndios, além de visitas supervisionadas às unidades penais de Curitiba e Região Metropolitana.

Esse concurso provocou uma repercussão nacional com a procura por parte de candidatos de todo o país. Participaram do Curso de Formação candidatos do Pará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, entre outros, além de candidatos paranaenses.

Seu objetivo foi formar os candidatos concursados, oportunizando o desenvolvimento profissional e pessoal, preparando-os para tomadas de decisões, contribuindo para o desenvolvimento do Tratamento Penal e estabelecendo uma postura de coerência para atuação na área de Vigilância e Custódia.

No total, os cursos envolveram cerca de 70 instrutores, entre servidores do Departamento Penitenciário – DEPEN (em sua grande maioria), Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – SEJU e das Polícias Civil e Militar, além de um grande contingente de apoio de servidores do DEPEN e da SEJU.
Recomendar esta página via e-mail: